Adicionar a calendário2010-04-14 00:00:002010-04-25 00:00:00Europe/LisbonRelativamente de Alan AyckboumCine-Teatro Constantino Nery
Horário:
Quarta a Sábado - 21h30
Domingo - 16h00
Local:
Cine-Teatro Constantino Nery
Arquivo
RELATIVAMENTE uma peça de Alan Ayckboum
Encenação e Tradução João Lagarto
Figurinos Manuela Ferreira
Desenho de Luz José Carlos Gomes
Elenco António Pedro Cerdeira, Isabel Montellano, João Lagarto e Patrícia Tavares
Estreia: 14 de Abril 2010
“Com Relatively Speaking” diz o próprio Ayckbourn, “quis escrever uma peça bem feita. Acho que é importante para um dramaturgo fazer isto pelo menos uma vez na vida, porque, como em qualquer ciência, não se podem romper as convenções teatrais e destruir regras sem primeiro as ter compreendido intimamente e percebido porque é que elas existem.
Escrevi Relatively Speaking a convite de um grande homem de teatro, Stephen Joseph. Ele pediu-me simplesmente uma peça que fizesse as pessoas rir quando as suas férias de Verão fossem estragadas pela chuva e elas fossem ao teatro para se aquecerem antes de voltarem a casa alugada. Pareceu-me um objectivo tão bom como outro qualquer, e tentei cumpri-lo. Oxalá tenha conseguido.”
A história é resumidamente a seguinte:
Greg está a ficar cada vez mais desconfiado com a visita que Ginny, a sua namorada, vai fazer aos pais e decide ir atrás dela. Ginny vai na realidade encontrar-se com o antigo amante para acabar a relação com ele, mas quando Greg aparece e julga que o antigo amante e a mulher dele são os pais de Ginny a situação torna-se incontrolável e altamente hilariante.
Esta produção.
Alan Ayckbourn é um autor pouco representado em Portugal. Ao produzirmos Relativamente queremos corrigir essa falta. E queremos também fazer uma peça que, tendo embora uma vertente comercial, não deixa se ser “Bom teatro”. Peça para quatro actores, com uma montagem simples, retrato de uma classe média inglesa com bastantes semelhanças com a portuguesa, mas sobretudo uma comédia extremamente divertida e eficaz.