Adicionar a calendário2009-06-13 00:00:002009-06-21 00:00:00Europe/Lisbon“O Vagabundo das Mãos de Oiro”Cine Teatro Constantino Nery
Horário:
Terça a Sábado 21h30 Domingo 16h00
Local:
Cine Teatro Constantino Nery
Arquivo
Caro Público,
De 13 a 17 e 19 a 21 de Junho estará em cena, no Cine-Teatro Constantino Nery, a peça "O Vagabundo das Mãos de Oiro" da Associação Recreativa Aurora da Liberdade.
Terça a Sábado 21h30 Domingo 16h00
A entrada é sempre gratuita.
A Peça
"O Vagabundo das Mãos de Oiro" é uma farsa inspirada nos romances de cordel que os mendigos "vendiam" nas "feiras e romarias". (Romeu Correia)
"Na(s) estética(s) do teatro de Romeu Correia está tudo isto (.) Romeu Correia ocupa um dos lugares cimeiros do Teatro português. (Apenas português? ...). (Deniz-Jacinto)
A Explicação
Em 18 de Outubro de 1993, iniciei os ensaios do "Vagabundo.", um velho sonho de José Silva.
Vicissitudes várias, assentes em aspectos subjectivos do grupo de trabalho, travaram o projecto nos primórdios de 1994. Mas o sonho de José Silva já era o meu sonho.
O ano do centenário da ARAL foi o momento entendido por mim e por todos os companheiros ligados ao Corpo cénico, como a efeméride apropriada para a representação de um texto extraordinário, uma farsa "dramática" que, todavia, não perde as qualidades narrativas sobre a vida do povo, as contradições entre o "campo" e a "cidade", o ruralismo e a burguesia, o novo riquismo ridículo e analfabeto, e o beatismo de "corujas" de "credo" na boca! ...
Depois de "Grito no Outono", o Corpo Cénico da ARAL apresenta "O Vagabundo das Mãos de Oiro", homenageando um autor já desaparecido (Romeu Correia), cuja obra marca o roteiro da dramaturgia portuguesa.
Vivam, com os nossos actores e actrizes, o sonho tão próximo da realidade, de Mestre Albino e os seus bonecos feitos de pano e serradura! .