Adicionar a calendário2024-04-11 20:30:002024-04-11 20:30:00Europe/LisbonMuseu aberto até à meia-noiteVisita dramatizada com Maria das Dores, a cozinheira, e Conchita, a criada espanholitaMuseu Quinta de Santiago
Horário:
21h30
Local:
Museu Quinta de Santiago
World´s Best Fish
Visita dramatizada com Maria das Dores, a cozinheira, e Conchita, a criada espanholita
Visita realizada por personagens que outrora habitaram a Casa dos Santiago. Guiam o visitante e partilham momentos da época. Desta feita teremos Conchita e Maria das Dores.
Conchita, a criada espanholita, é aia andaluza da mulher de Dinis Santiago, Mari de Carmen Navarro. A sua presença nesta casa é marcada pelo tap-tap no soalho: tão aficionada do baile que até dorme de sapatos, sempre preparada para um repente de salero que surja a horas tardias. Pela comida caliente torna-se próxima a Gervásio, e é ela a professora de Rosa Maria, ensinando-a a ler e escrever em “portunhol”.
Maria das Dores, a cozinheira, é uma mulher do povo. Após ter sido mãe solteira, o Padre da Paroquia do Porto pediu à benemérita família de D. Carolina que a acolhesse dado que o destino da mesma não iria ser nada "feliz". Assim sendo D. Carolina a tomou como cozinheira da casa passando a integrar a criadagem da família.
Após o casamento de D. Carolina com João Santiago, Maria das Dores e sua filha Rosa Maria vieram juntamente com a família Santiago habitar a casa. Rosa Maria cresceu juntamente com Dinis Santiago embora separados pelo estatuto social da época.
D. Carolina gostava imenso de Maria das Dores, apesar de que, quando a mandava confecionar alguns cozinhados mais "grumete", especialmente quando vinham das viagens que faziam a vários países, ela arranjava sempre maneira de trocar a ementa sofisticada por um pernil assado, ou por um arroz com favas.
Faça a sua inscrição por e-mail (museuqsantiago@cm-matosinhos.pt) ou por telefone (22 939 24 10) até às 17h00 do dia 11 de abril.