
11h00-18h00
Matosinhos
Visita:
“Matosinhos: Território e Horizonte de um povo” | 11:00-12:30 (1ª parte) e 14:30-15:30 (2ª parte) | Ponto de encontro: Avenida da Praia de Angeiras, 103, Lavra (1ª parte) e Rua de Manhufe (antiga Escola Primária do Bairro dos Pescadores), Matosinhos. (2ª parte) | Almoço, com degustação de iguarias, no Restaurante Lobo do MAR (Angeiras) para os participantes, mediante indicação aquando da inscrição.
Inscrições: https://forms.gle/dDENmX4EPak1AxTG8
A visita à Casa do Mar e Tanques Romanos e ao Núcleo Museológico do Mar é uma oportunidade única de visitar dois núcleos museológicos que preservam o património e a identidade de Matosinhos, cujas instituições fundadoras são integrantes da Muma - Rede de Museus de Matosinhos. De Angeiras a Matosinhos, as portas são abertas à sua participação na reflexão e na celebração da memória.
Uma mais-valia histórico-cultural e turística, a Casa do Mar e Tanques Romanos é um núcleo museológico de pesca artesanal, reutilizando uma antiga “casa do mar” da praia de Angeiras. Estas estruturas pertenciam, até meados do século XX, às grandes casas de lavoura da região, e nelas os “moços de mar” guardavam o barco, os utensílios para a faina e para a apanha do sargaço e pilado, que era aplicado nas práticas agrícolas. Está situada a dezenas de metros dos tanques romanos de salga de peixe, datados dos séculos II-IV d.C. e classificados como Monumento Nacional. Estes tanques, escavados na rocha na Praia de Angeiras, destinavam-se ao fabrico do “garum”, produto resultante da maceração de determinadas espécies de peixe, aperitivo muito apreciado pelos romanos.
Casa do Mar e Tanques Romanos é um núcleo museológico de pesca artesanal, reutilizando uma antiga “casa do mar” da praia de Angeiras. Até meados do século XX, nesta estrutura os “moços de mar” guardavam o barco, os utensílios para a faina e para a apanha do sargaço e pilado. Está situada a dezenas de metros dos tanques romanos de salga de peixe, classificados como Monumento Nacional.
O Núcleo Museológico do Mar tem como exposição permanente um conjunto de objetos que fizeram parte do “modus vivendi” de tempos passados na comunidade dos pescadores matosinhenses, oferecidos pelos próprios ou pelos seus familiares ao Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos.
A visita será acompanhada por Fernando Martinho (direção Turislavra - Cooperativa de Turismo de Lavra) e Agostinho Marques (direção NAPESMATE - Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos).
Início: 11h00, na Avenida da Praia de Angeiras, 103, Lavra.
12h30-14h30: Intervalo para almoço.
Fim: 15h30, na Rua de Manhufe (antiga Escola Primária do Bairro dos Pescadores), Matosinhos.
Dificuldade: fácil. Recomenda-se o uso de calçado confortável e roupa adaptada às condições climatéricas do dia.
Jogos Tradicionais: Espaço exterior do Museu da Memória de Matosinhos (MUMMA) | 15:00-17:30
PIAMP: projeção do filme “A Indústria Conserveira Tradicional de Matosinhos” | Museu da Memória de Matosinhos (MUMMA) | 15:00-17:30
Disponível para visualização em: http://piamp.amp.pt/pt/registo/4/
Cor(p)o Metropolitano: Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho | 18:00
![]()
