
18.ª Edição
Programação inclui Manel Cruz, Alice Neto de Sousa, Carlos Tê, Raquel Marinho, António Carlos Cortez, Maze, O poeta da cidade, entre outros, mas também uma forte aposta na programação infantil
De 4 a 9 de dezembro, a Câmara Municipal de Matosinhos promove a 18ª edição da Festa da Poesia. O programa inclui oficinas para os mais novos e menos novos, workshops, exposições, conversas, performances e um concurso de fotografia para Instagram, que decorre até ao dia 6 de dezembro no Instagram.
A programação, sempre com foco na poesia e na palavra, chega em primeira mão às escolas, a partir de dia 4 de dezembro, com oficinas dedicadas à poesia. Também o público jovem-adulto pode participar na oficina de escrita promovida por Maze, na manhã do dia 8 de dezembro.
Das mesas de debate a realizar na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a 8 e 9 de dezembro, fazem parte Alice Neto de Sousa, António Carlos Cortez, Nicolau Santos, Lauren Mendinueta, Pedro Freitas (o Poeta da Cidade), Nuno Camarneiro, Margarida Vale de Gato, entre outros. A leituras de poemas ficarão a cargo de Isaque Ferreira.
Raquel Marinho marca também presença com duas sessões especiais de «O poema ensina a cair», com Carlos Tê, no dia 8, e Manel Cruz, antigo vocalista dos Ornatos Violeta, no dia 9. Também no dia 9 destacam-se as performances poéticas o «Poema Instante», de Ana Sara Daniel que, com recurso à sua máquina de escrever, cria poesia espontânea a partir de breves conversas com o público, ou a performance «Dialetos Poéticos», pelo O Poeta da Cidade (Pedro Freitas), a fechar a festa, numa viagem à descoberta da poesia do Hip Hop, mas também de Ary dos Santos, Miguel Torga ou Sophia de Mello Breyner.
A Festa da Poesia de Matosinhos teve início em 2005 como forma de celebrar a poesia e os poetas, e de manter vivo o legado de Florbela Espanca, acontecendo anualmente por volta do dia 8 de dezembro, data do nascimento e morte da autora que empresta o nome à Biblioteca Municipal da cidade.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Festa da Poesia
Matosinhos
4 a 9 de dezembro de 2023
Entre 27 e 05 de dezembro
Concurso de fotografia no Instagram promovido pelo Literacidades. Saiba mais em @literacidades.
Entre 04 e 07 de dezembro
11.00 | A poesia vai à escola
Oficinas da Poesia nas escolas do concelho.
Quinta-feira, 07 de dezembro
18.00 |Apresentação do livro de poesia «Das Sombras para a Luz», de Ana Mar
Em “Das sombras para a luz”, Ana Mar convida a um percurso de apropriação da luz a um espaço de diálogo de contraditórios que se apresentam como inconciliáveis na obscuridade.
Sexta-feira, 08 de dezembro
10.30 | Oficina de escrita, com Maze
Oficina ministrada pelo rapper e escritor Maze, que pretende facultar ferramentas para que a autoanálise e a exploração do universo interior criativo de cada ser possa vir à tona e manifestar-se através da palavra. Numa fase inicial de forma escrita e, a posteriori, de forma oral na interpretação única da própria palavra, para que se complete essa transformação emocional catártica que acontece através da arte. Acesso limitado a 20 inscritos, a partir dos 15 anos.
15.30 | Oficina de poesia «Instantes poéticos» *
Espaço infantil
Oficina de poesia, com Cidália Fernandes, autora de literatura infantil.
15.30 | Mesa de debate «A performance do poema»
Recuperação ou revitalização da ancestral literatura oral, do contar e recontar por palavras e gestos, o que ganha um poema quando interpretado? Que lembrança teríamos do Manifesto Anti-Dantas se não fosse Mário Viegas?
Convidados: Nicolau Santos, Nuno Camarneiro e Teresa Tavares | Moderação: Renato Filipe Cardoso.
16.30 | Mesa de debate «A arquitetura do poema»
As formas de erigir um poema e as pontes que o aproximam dos leitores não terão medida? Em que se alicerça a poesia? Como se constrói a partilha com quem a lê e quem a ouve?
Convidados: António Carlos Cortez, Lauren Mendinueta e Margarida Vale de Gato | Moderação: Sérgio Almeida.
17.20 | Poesia Maldita
Leituras por Isaque Ferreira.
17.30 | «O Poema Ensina a Cair», de Raquel Marinho, com Carlos Tê
Sessão especial de «O Poema Ensina a Cair», projeto de divulgação de poesia da autoria de Raquel Marinho.
18.30 | Performance musical e poética «Boca em Flor»
Com Ana Celeste Ferreira e os formandos do laboratório poético do Plano Municipal de Leitura de Matosinhos.
Sábado, 09 de dezembro
10.00 | Oficina de poesia «Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, La, Si» *
Espaço infantil
Oficina de poesia e música, onde ambas se vão unir numa canção especial.
10.30 | Oficina de poesia «Poema adentro, poema afora» *
Espaço infantil
Orientada por Ana Sara Daniel, o «Poema adentro, poema afora» é uma oficina de poesia para famílias, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a linguagem poética, estimulando-se a relação lúdica com a palavra. Reserva-se a oportunidade para os mais pequenos explorarem a máquina de escrever.
Nota: Acesso limitado a 20 pessoas (incluindo os adultos), com idade mínima de 7 anos. (Sessão para famílias.)
11.30 | Performance interativa «Poema Instante»
Com recurso a uma máquina de escrever, os poemas vão ganhando vida. Ana Sara Daniel e a sua máquina de escrever formam o Poema Instante: poesia espontânea a partir de breves, mas atentas, conversas com quem nos procura. O Poema Instante é um processo artesanal e emocional, feito à medida de cada um. Revela a poesia que cada pessoa traz consigo, devolvendo-a sob a forma de um poema.
12.00 | Performance musical e poética «Pedacinhos de poesia»
Espaço infantil
Poesia para miúdos declamada por graúdos, acompanhada por traverso (flauta transversal barroca).
15.00 | Poesia Maldita
Leituras por Isaque Ferreira.
15.10 | «O Poema Ensina a Cair», de Raquel Marinho, com Manel Cruz
Sessão especial de «O Poema Ensina a Cair», projeto de divulgação de poesia da autoria de Raquel Marinho.
16.00 | Mesa de debate «O poema em formação»
Arte antiga que traduz a fala em folha, a poesia não tem idade e multiplica-se em vozes e suportes. A juventude é essencial para acender um poema? A mestria da experiência impõe-se para domar a palavra? Da leitura à escrita até à rede social, o poema encontrou novos caminhos para chegar ao leitor?
Convidados: Alice Neto de Sousa, João Habitualmente e O Poeta da Cidade (Pedro Freitas) | Moderação: Rute Marinho.
16.30 | Oficina de poesia «Cartas que fazem rimar» *
Espaço infantil
Um jogo onde a poesia é sempre a grande vencedora.
17.00 | Performance «Dialetos Poéticos», por O Poeta da Cidade (Pedro Freitas)
A intimidade de uma viagem narrativa pelo seu passado poético, a descoberta da poesia escrita e da poesia dita. Do Hip Hop, do rap e das samples de Ary dos Santos aos poetas como Miguel Torga e Sophia de Mello Breyner nos livros e nas bibliotecas.
Convidado: O Poeta da Cidade (Pedro Freitas)
Em permanência
Exposição «O Poeta Faz-se»
Exposição dos trabalhos resultantes da 3.ª edição do projeto O Poeta Faz-se.
* Público infantil e famílias. A participação é gratuita e implica inscrição através do e-mail: bmfe@cm-matosinhos.pt