Adicionar a calendário2012-05-29 00:00:002012-05-29 00:00:00Europe/LisbonApresentação do livro “Espelhos de Mão. Postais antigos de Matosinhos” de F. J. Rocha dos SantosSalão Nobre dos Paços do Concelho
Horário:
17h00
Local:
Salão Nobre dos Paços do Concelho
Arquivo
29 de Maio, dia do Senhor de Matosinhos, feriado municipal, terá lugar pelas 17 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho a apresentação do livro “Espelhos de Mão. Postais antigos de Matosinhos” de F. J. Rocha dos Santos.
O lançamento desta obra vem assegurar a tradição, que leva já mais de duas décadas de existência, de no dia maior das festividades ser editado um livro que, pela sua temática, se relaciona de um modo estreito com Matosinhos, a sua Memória, História e Identidade.
O “livro das Festas” (como popularmente são conhecidos) deste ano, que será apresentado pelo investigador de História Local Prof. Cunha e Silva, permite uma viagem às profundas alterações paisagísticas e urbanísticas que ocorreram no concelho de Matosinhos em geral, e nas freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira em particular, durante as últimas décadas do século XIX e nas primeira metade do século XX, decorrentes da construção do Porto de Leixões e do processo de industrialização. Recorrendo à coleção de postais ilustrados de Rocha dos Santos (que para este livro selecionou perto de 4 centenas dos mais de mil postais que possui sobre esta temática), ao longo das páginas desta obra percebe-se como a pacata vila de veraneio e de uma pequena comunidade de pesca artesanal do século XIX se transforma na grande cidade portuária, industrial e piscatória do século XX. E, recorrendo à velha máxima de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, torna-se igualmente evidente a importância que o postal ilustrado possui como documento histórico.
F. J. Rocha dos Santos nasceu em Leça da Palmeira em 1947. Engº Civil (e atualmente a concluir o Mestrado em Arquitectura), tem dedicado muito do seu tempo à investigação das temáticas relacionadas com a História e o Património da cidade em que nasceu, sendo autor de múltiplas conferências e um regular colaborador na imprensa local. (Sobre o autor e a forma como constituiu a coleção veja o texto aqui, igualmente incluído no livro: Fernando Jorge Rocha dos Santos).