Introdução
O coração da Comunidade Digital de Matosinhos são as pessoas.
A Comunidade Digital recebe contribuições de todos que compartilham os nossos objetivos e desejam contribuir de maneira saudável e construtiva.
Como tal, adotamos este código de conduta (adaptado das Diretrizes de Participação da Comunidade da Mozilla) e exigimos que todos os participantes concordem e sigam este Código de Conduta e Diversidade para nos ajudar a criar uma experiência de comunidade segura e positiva para todos.
Estas diretrizes visam apoiar uma comunidade onde todas as pessoas se devem sentir seguras para participar, apresentar novas ideias e inspirar outras pessoas, independentemente de:
• Background
• Situação familiar
• Género
• Estado civil
• Sexo
• Orientação sexual
• Língua materna
• Idade
• Capacidades
• Raça e/ou etnia
• Nacionalidade
• Status socioeconómico
• Religião
• Localização geográfica
• Qualquer outra dimensão da diversidade
Abertura, colaboração e participação são aspectos centrais do nosso trabalho. Ganhamos força com a diversidade e buscamos ativamente a participação daqueles que a valorizam. Estas diretrizes existem para permitir que diversos indivíduos e grupos interajam e colaborem com vantagem mútua descrevendo o comportamento esperado e proibido.
Quando utilizar estas diretrizes?
Estas diretrizes descrevem as nossas expectativas de comportamento como membros da comunidade digital de Matosinhos em todos os compromissos/atividades da comunidade (tanto offline quanto online). A sua participação depende de seguir estas diretrizes em todas as atividades, incluindo, mas não se limitando a:
• Participação ou colaboração em eventos ou espaços da comunidade.
• Participação ou colaboração com outros membros da comunidade virtualmente ou no mesmo local.
• Participação ou colaboração em fóruns, listas de discussão, wikis, sites, canais de online, reuniões em grupo ou pessoais, grupos de whatsapp., slack e correspondência relacionada com a comunidade digital
Comportamento esperado
Os seguintes comportamentos são esperados por todos os membros da comunidade:
Seja respeitoso (a)
Valorize as ideias, estilos e pontos de vista de cada um. Podemos nem sempre concordar, mas discordar não é desculpa para maus modos. Esteja aberto(a) a diferentes possibilidades e a estar errado (a). Seja respeitoso(a) em todas as interações e comunicações, especialmente ao debater os méritos de diferentes opções. Esteja ciente de seu impacto e de como as interações intensas podem afetar as pessoas. Seja direto (a), construtivo(a) e positivo(a).
Assuma a responsabilidade pelo seu impacto e pelos seus erros – se alguém disser que foi prejudicado pelas suas palavras ou ações, ouça com atenção, peça desculpas sinceras e corrija o comportamento daí para frente.
Seja direto(a), mas profissional
É provável que tenhamos algumas discussões sobre se e quando a crítica é respeitosa e quando não é. Devemos ser capazes de falar diretamente quando discordamos e quando achamos que precisamos melhorar. Não podemos reter verdades duras. Fazer isso com respeito é difícil, fazer isso quando os outros não parecem estar a ouvir é mais difícil, e ouvir esses comentários quando alguém é o destinatário pode ser ainda mais difícil. Precisamos ser honestos(as) e diretos(as), além de respeitosos(as).
Seja inclusivo(a)
Procure perspectivas diversas. A diversidade de pontos de vista e de pessoas nas equipas impulsiona a inovação, mesmo que nem sempre seja confortável. Incentive todas as vozes. Ajude novas perspectivas a serem ouvidas e ouça ativamente. Se estiver a dominar uma discussão, é especialmente importante dar um passo atrás e encorajar outras vozes a participar. Esteja ciente de quanto tempo é gasto pelos membros dominantes do grupo. Forneça formas alternativas de contribuir ou participar quando possível. Seja inclusivo para todos em uma interação, respeitando e facilitando a participação das pessoas.
Se estiver a dominar uma discussão, dê um passo para trás. Abra caminho para outras vozes e ouça-as ativamente.
Compreenda as diferentes perspectivas
O nosso objetivo não deve ser “ganhar” cada desacordo ou discussão. Um objetivo mais produtivo é estar aberto a ideias que melhorem as nossas próprias ideias. Esforce-se para ser um exemplo de pensamento inclusivo. “Vencer” é quando diferentes perspectivas tornam o nosso trabalho mais rico e forte.
Apreciar e acomodar as nossas semelhanças e diferenças
Os membros da comunidade vêm de muitas culturas e origens. As diferenças culturais podem abranger tudo, desde práticas religiosas oaté hábitos pessoais e roupas. Seja respeitoso(a) com as pessoas com diferentes práticas culturais, atitudes e crenças. Trabalhe para eliminar os seus próprios preconceitos e práticas discriminatórias. Pense nas necessidades dos outros do ponto de vista deles. Use títulos preferidos (incluindo pronomes) e o tom de voz apropriado. Respeite o direito das pessoas à privacidade e confidencialidade. Esteja aberto(a) para aprender e educar os outros, bem como educar a si mesmo(a); não é realista esperar que os membros conheçam as práticas culturais de cada grupo étnico e cultural, mas todos precisam reconhecer que a sua cultura nativa é apenas parte das interações positivas.
Lidere pelo exemplo
Ao combinar as suas ações com as suas palavras, torna-se uma pessoa que os outros querem seguir. As suas ações influenciam as outras pessoas a se comportarem e responderem de maneira valiosa e apropriada para os nossos resultados organizacionais. Projete a sua comunidade e seu trabalho para inclusão. Responsabilize-se e aos outros por comportamentos inclusivos.
Comportamento não tolerado
Os comportamentos a seguir são considerados inaceitáveis de acordo com as nossas diretrizes.
Violência e ameaças de violência
Violência e ameaças de violência não são aceitáveis - online ou offline. Isso inclui a incitação à violência contra qualquer indivíduo, incluindo encorajar uma pessoa a cometer automutilação. Isto também inclui publicar ou ameaçar publicar informações de identificação pessoal de outras pessoas (“doxxing”) online. Os conflitos surgirão inevitavelmente, mas a frustração nunca se deve transformar em ataque pessoal. Atacar alguém pelas suas opiniões, crenças e ideias não é aceitável. É importante falar diretamente quando discordamos e quando achamos que precisamos melhorar, mas essas discussões devem ser conduzidas com respeito e profissionalismo, mantendo o foco no assunto em questão.
Linguagem depreciativa
Linguagem ofensiva ou prejudicial relacionada com:
• Background
• Situação familiar
• Género
• Estado civil
• Sexo
• Orientação sexual
• Língua materna
• Idade
• Capacidades
• Raça e/ou etnia
• Nacionalidade
• Status socioeconómico
• Religião
• Localização geográfica
• Qualquer outra dimensão da diversidade
Isto inclui referir-se deliberadamente a alguém por um género com o qual não se identifica e/ou questionar a legitimidade da identidade de género de um indivíduo. Se não tiver certeza se uma palavra é depreciativa, não a use. Isso também inclui discriminação subtil e/ou indireta repetida; quando solicitado a parar, pare o comportamento em questão.
Atenção sexual indesejada ou contato físico
Atenção sexual indesejada ou contato físico indesejável não é aceitável. Isso inclui comentários sexualizados, piadas ou imagens em interações, comunicações ou materiais de apresentação, bem como toques, apalpações ou avanços sexuais inapropriados. Além disso, tocar uma pessoa sem permissão, incluindo áreas sensíveis como cabelo, barriga de grávida, dispositivo de mobilidade (cadeira de rodas, scooter, etc.) ou tatuagens é inaceitável. Isso inclui bloquear ou intimidar fisicamente outra pessoa. Contato físico ou contato físico simulado (como emojis como “beijo”) sem consentimento afirmativo não é aceitável. O compartilhamento ou distribuição de imagens ou textos sexualizados é inaceitável.
Comportamento disruptivo
A interrupção sustentada de eventos, fóruns ou reuniões, incluindo palestras e apresentações, não será tolerada. Isso inclui: participantes “a falar” ou “a interromper”. Forçar as pessoas a beber, falar sobre a sua abstinência ou preferências são considerados comportamentos disruptivos inadequados.
Influenciar o comportamento inaceitável
Trataremos o comportamento de influenciar ou liderar tais atividades da mesma forma que tratamos as atividades em si e, portanto, estas terão as mesmas consequências.
Consequências do comportamento não tolerado
O mau comportamento de qualquer membro da comunidade não será tolerado. Esforços intencionais para excluir pessoas (exceto como consequência das diretrizes ou outra ação oficial) das atividades não são aceitáveis e serão tratados adequadamente.
Denúncias de assédio/discriminação serão imediata e minuciosamente investigadas pelos responsáveis pela segurança do espaço, evento ou atividade. Serão tomadas as medidas adequadas para resolver a situação. Espera-se que qualquer pessoa que seja solicitada a interromper um comportamento inaceitável cumpra imediatamente. A violação dessas diretrizes pode resultar em qualquer pessoa ser convidada a deixar um evento ou espaço online, temporariamente ou durante o evento, ou ser banida da participação em espaços ou eventos futuros e atividades em perpetuidade. Além disso, quaisquer participantes que abusarem do processo de denúncia serão considerados como violadores dessas diretrizes e sujeitos às mesmas consequências. Denúncias falsas, especialmente para retaliar ou excluir, não serão aceitas ou toleradas.
Reporting
Se acredita que está a vivenciar um comportamento inaceitável que não será tolerado conforme descrito acima, use os contactos presentes na plataforma (consultar aqui) para denunciar ou enviar mensagem privada através do whatsapp a um dos moderadores do grupo. Depois de receber uma descrição concisa de sua situação, eles analisarão e determinarão os próximos passos. Informe-nos também se observar uma situação potencialmente perigosa, alguém em perigo ou violações destas diretrizes, mesmo que a situação não esteja a contecer consigo. Se acha que foi acusado injustamente de violar essas diretrizes, siga o mesmo processo de denúncia.
Referências
Este código de conduta foi baseado nas Diretrizes de Participação da Comunidade Mozilla. Para mais referências, verifique este endereço.
