Adicionar a calendário2023-02-15 11:30:002023-02-15 11:30:00Europe/LisbonCafé com Ciência"Florestas marinhas em Portugal: A última paragem do boreal" com Francisco Arenas (CIIMAR)Online Format
Horário:
11h30
Local:
Online Format
ArquivoNeutralidade Carbónica 2030World´s Best Fish
"Florestas marinhas em Portugal: A última paragem do boreal" com Francisco Arenas (CIIMAR)
A costa norte de Portugal é uma região propícia a condições para a existência de florestas de algas dos mares de regiões boreais. O afloramento de águas frias e ricas em nutrientes durante o verão, provocado pelas nortadas, é tido como um dos principais responsáveis para existência e manutenção destas algas na região. Estas florestas de algas são equivalentes aos bosques terrestres, fomentando uma diversa cadeia trófica, crucial para manter a pesca artesanal da costa portuguesa. Para além disso, são importantes para sequestrar carbono, controlar erosão costeira, entre outros benefícios. Nos últimos anos, impactos de origem antropogénica a todas as escalas estão a mudar a configuração dos ecossistemas costeiros onde se inserem estas algas, com efeitos ainda por descobrir.
Dr Francisco Arenas e PhD em Biologia Marinha pela Universidad de Oviedo (Espanha). Atualmente, o Dr. Arenas é Investigador e Chefe de Equipa no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (Univ Porto). Ecologista Marinho com uma vasta experiência em ecologia experimental. A investigação do Dr Arenas centra-se em abordagens experimentais para compreender e prever os efeitos das alterações globais nas populações e nos ecossistemas costeiros. Dr. Arenas trabalha também na compreensão do papel chave da biodiversidade, incluindo os novos cenários resultantes de invasões marinhas e extinções locais.