Matosinhos apresentou ontem, no edifício dos Paços do Concelho, o seu conceito de investimento inovador, "Matosinhos Positive Energy".
O evento, moderado pela vereadora do Ambiente e administradora da MatosinhosHabit, Manuela Álvares, contou com a presença de representantes de entidades como a Indaqua, a APDL, o Super Bock Group e a Agência de Energia do Porto, que fez a exposição do conceito de investimento.
A iniciativa deu destaque ao papel dos municípios, autoridades locais e entidades públicas locais na transição europeia para a energia sustentável.
O município de Matosinhos, alinhado com esta visão, desenvolveu o "Matosinhos Positive Energy", no âmbito do Programa Quadro de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia, com o apoio do programa European City Facility (EUCF). Este programa visa potencializar investimentos em energia sustentável, capacitando municípios e entidades locais para desenvolverem conceitos de investimento alinhados com planos climáticos e energéticos locais.
O "Matosinhos Positive Energy" representa uma ambição do município, consolidando um mapa de projetos em desenvolvimento no sentido de alcançar a neutralidade carbónica no território. De melhorias na eficiência energética de edifícios até à produção de energias renováveis e promoção da mobilidade sustentável, as intervenções propostas refletem a determinação do município em criar um território sustentável, inclusivo e de baixo carbono.
Matosinhos tem como missão não apenas dar exemplo, mas também proporcionar uma elevada qualidade de vida aos seus habitantes, impulsionando uma mudança positiva para o futuro.