Conteúdo atualizado em2024/02/0214:24
Várias hortícolas e ervas aromáticas já dão vida ao espaço de agricultura biológica
A Câmara Municipal de Matosinhos instalou a 23 de novembro de 2023 a primeira horta comunitária no edifício dos Armazéns Gerais, a primeira do género no concelho.
Passados pouco mais de dois meses, a horta já deu os primeiros “frutos”. Alfaces, salsa, tomilho, alecrim e outras ervas aromáticas, nabiças, espinafres e outros legumes já podem ser vistos na horta criada neste espaço municipal, resultado do acompanhamento e envolvimento dos colaboradores dos Armazéns Gerais.
Recorde-se que o projeto pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida no trabalho, fomentar boas práticas de agricultura biológica, priorizando a saúde mental. O lançamento da iniciativa incluiu uma explicação do processo aos diversos colaboradores que se disponibilizaram para cooperar nesta ação.
A horta é um local colaborativo para semear sementes de bem-estar, promover conexões sociais e agir em prol do planeta, colheita após colheita.
A ação foi desenvolvida em parceria com a Noocity, que cria comunidades em torno da horta em espaços públicos ou privados, através de um sistema de cultivo simples e eficiente, com assistência personalizada por parte de produtores locais, para proporcionar uma comunidade autónoma e conectada com a natureza.
Os produtores ajudam a desenhar a horta à medida das necessidades do cliente e do espaço disponível, que fortalecem o espírito de equipa, uma maior consciência ambiental e a aquisição de novos conhecimentos ligados ao cultivo.
Esta ação foi realizada através de fundos do PRR- Plano de Recuperação e Resiliência após aprovação da candidatura, no âmbito do Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção (PAOITI) identificados no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas, da Área Metropolitana do Porto (PACD-AMP).