
Gabinete Itinerante de Saúde da Associação Plano I irá percorrer norte e centro do país
Depois da abertura do Centro GIS em Matosinhos no ano passado, em instalações cedidas pela Câmara Municipal na Rua de Brito Capelo, a Associação Plano i dispõe agora de um novo projeto para dar resposta aos pedidos de consulta da população lésbica, gay, bissexual e trans (LGBT) das regiões norte e centro do país.
Para evitar as deslocações a Matosinhos, existe agora uma Unidade Móvel GIS, que funcionará como Gabinete Itinerante de Saúde (GiS) com respostas multidisciplinares: cuidados médicos (psiquiatria, psicologia e endocrinologia), enfermagem e apoio jurídico.
A Unidade Móvel GiS é um projeto aprovado pela Fundação EDP, que venceu em 2017 na categoria EDP Solidária 2017, que conta com o apoio da Câmara Municipal, da Junta da União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, e da Comissão para a Cidadania e para a Igualdade.
A apresentação decorreu hoje no Edifício dos Paços do Concelho. Marcaram presença a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, a vice-presidente da Associação Plano i, Paula Allen, e o representante da Comissão para a Cidadania e para a Igualdade, Nuno Gradim.
Em 2017, o Centro Gis fez mais de mil atendimentos, número recordado por Nuno Gradim.
Paula Allen admitiu que “o trabalho tem sido avassalador”. Por isso, a unidade móvel representa “uma grande conquista”. Além do atendimento, a carrinha permitirá a Associação Plano i participar em alguns eventos, dar formação nas escolas, prestar informação, efetuar rastreios à Hepatite, HIV e Sífilis, distribuir material contracetivo, entre outras valências.
Também Luísa Salgueiro considera que o espaço do Centro Gis “já começa a ser pequeno”, mas provou ser, de facto, uma resposta necessária. “Com esta carrinha, vamos reforçar a resposta à comunidade LGBT. A Unidade Móvel irá servir o norte e o centro, mas não pode ser só a Câmara de Matosinhos a disponibilizar apoio para este projeto. Desafio, por isso, as outras autarquias a aderir a este projeto. Em breve teremos uma Habitação Partilhada para esta comunidade. Queremos que as pessoas se sintam incluídas na nossa comunidade, independentemente das suas opões de vida”, defendeu a Presidente da Câmara de Matosinhos.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais
Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20