Saiba como pode ajudar os deslocados da guerra ao nível do alojamento, transporte e inserção profissional
As câmaras municipais de Matosinhos, Porto e Gaia estão a preparar a campanha “Somos Todos Ucrânia” para que, em articulação com as autoridades nacionais, se auxiliem os deslocados da Ucrânia.
Até ao lançamento dessa campanha a Câmara Municipal de Matosinhos partilha informação útil. No que respeita ao acolhimento, a autarquia, através do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, disponibiliza informação, apoio em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes ucranianos, articulando com as diversas estruturas locais. Envie por favor um e- mail para o endereço claim@cm-matosinhos.pt ou ligue para o número de telefone +351967261886.
Caso conheça pessoas que se encontram nos países de fronteira com a Ucrânia e que necessitem de transporte, aceda ao link https://survey123.arcgis.com/share/f9b133f0de4e476587730be3f81fb3c1 e preencha o formulário disponível para que seja possível articular uma resposta de transporte e preparar as condições de receção.
Ao nível do alojamento, será disponibilizado o Centro de Apoio à Comunidade, em Leça da Palmeira, que tem capacidade para acolher até 24 deslocados. Tendo em conta a expetativa existente, as pessoas que apresentam imóveis com condições de alojamento, devem preencher o formulário em https://survey123.arcgis.com/share/5399e82b6f554f0c97acc9496d77883f e manifestar o seu interesse.
Relativamente à recolha de bens não perecíveis, nomeadamente roupas e produtos de higiene, deverão ser entregues nos pontos de recolha já definidos, em todas as freguesias. A Câmara Municipal assegurará o seu armazenamento na central de logística que funcionou durante a primeira fase da pandemia. Os bens recolhidos serão distribuídos às famílias ucranianas que cheguem a Portugal e que dessa ajuda necessitem ou, se tal for necessário, distribuídas pelos centros de acolhimento fronteiriços da zona de conflito.
No que diz respeito à inserção profissional dos refugiados ucranianos, os empresários e as empresas interessadas em contratar estes cidadãos, no âmbito do programa governamental “Portugal for Ukraine”, devem manifestar esta intenção, através do preenchimento do formulário disponível no link https://formularios.iefp.pt/index.php/637833?lang=pt