Em resposta à maior procura dos serviços de saúde devido ao aumento da atividade gripal, o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM)decidiu alargar, temporariamente, o horário de atendimento do Serviço de Atendimento de Situações Urgentes (SASU) de Matosinhos, que passou a partir de ontem, dia 5 de janeiro, a funcionar das 20h00 às 24h00 nos dias úteis, e das 9h00 às 23h00 nos fins de semana e feriados.
De referir que previamente a este alargamento de horário, a ULSM reforçou já, em 14 de Dezembro, a equipa médica deste Serviço. Estas medidas visam adequar a resposta às necessidades dos utentes em situação de doença aguda, sempre que não se justifique o recurso à urgência hospitalar.
Nesse sentido, a ULSM tem vindo a reforçar junto da população, a importância de uma procura adequada das respostas assistenciais, incentivando o atendimento prestado pelos Cuidados de Saúde Primários e reservando os serviços de urgência hospitalar para as situações que verdadeiramente o justifiquem. Assim, em caso de doença súbita, deve procurar, em primeiro lugar, a sua unidade de saúde. Se necessário, o médico de família encaminha ao Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano.
A partir das 20h00, nos fins de semana e feriados, deverá recorrer em primeiro lugar ao SASU, que funciona no Centro de Saúde de Matosinhos (Rua Alfredo Cunha, 365- telefone 220914600).
O novo horário de funcionamento vai estar em vigor enquanto se justifique a sua necessidade pela procura dos utentes, tendo em conta a monitorização diária do movimento assistencial.