Câmara de Matosinhos apoia o Centro Social e Cultural de Custóias
O transporte de idosos com limitações ao nível da mobilidade é uma das preocupações constantes da Câmara Municipal de Matosinhos. Aliás, o apoio às instituições que integram a Rede Social de Matosinhos para a melhoria dos serviços e equipamentos faz parte do Plano de Desenvolvimento Social atualmente em vigor.
Uma das necessidades identificadas foi a substituição urgente de uma das viaturas de transporte de idosos para o Centro de Dia do Centro Social e Cultural de Custóias. Sem uma nova viatura, um conjunto de utentes teria de permanecer nas suas casas, acentuando as suas vulnerabilidades, particularmente a situação de isolamento.
A Câmara Municipal de Matosinhos decidiu, por isso, atribuir um subsídio a esta Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1983, no valor de 28 mil euros para a aquisição da viatura.
O Centro Social e Cultural de Custóias atende maioritariamente pessoas residentes em Custóias: 32 crianças na Creche e 113 seniores nos Centros de Convívio, de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.
A inauguração da viatura teve lugar hoje e contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Presidente da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves, do padre Américo Rebelo, entre outras personalidades.