A Câmara Municipal de Matosinhos vai retomar na quarta-feira, dia 3 de fevereiro, o programa de rastreio da visão aos alunos do quarto ano das escolas públicas do primeiro ciclo. A primeira sessão terá lugar na Escola EB1 da Lomba, em Guifões, a partir das 9h30.
No ano letivo transato, recorde-se, o programa de rastreio chegou a 1257 alunos de 36 escolas, tendo sido detetadas dificuldades visuais em 463 crianças (36,8% da população rastreada) e 30 casos de daltonismo. A iniciativa permitiu, em colaboração com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, agilizar a resposta às crianças e às famílias, procedendo-se ao despiste da patologia e, sendo necessário, à intervenção especializada. Este procedimento é particularmente significativo no caso de crianças provenientes de famílias com maiores dificuldades sociais e económicas.
Integrado no Plano Municipal de Saúde do Concelho de Matosinhos e realizado em parceria com a ColorADD, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, o Lions Clube da Senhora da Hora, de Matosinhos, de Leça da Palmeira e da Lusofonia, e com cinco empresas óticas do concelho, o rastreio resulta do reconhecimento da importância da visão e do daltonismo nas situações de aprendizagem e na compreensão e interpretação do mundo envolvente.
O projeto permite ainda divulgar o Código ColorADD, uma ferramenta de comunicação para a pessoa criada e desenvolvida pelo designer português Miguel Neiva, sendo oferecido a todos os alunos rastreados um kit com um conjunto de lápis de cores da Viarco, já com a simbologia da colorADD incluída, e um livro de desenhos e atividades que utilizam o sistema de identificação de cores. O agrupamento de escolas de Leça da Palmeira iniciou já o processo de implementação do código na biblioteca.