
Memorando de entendimento assinado hoje prevê cedência de instalações na Rua Bito Capelo.
Matosinhos será o primeiro Concelho do distrito do Porto a acolher o “Centro Gis, um centro de atendimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans), respondendo, assim, ao desafio lançado pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.
Para o efeito, foi hoje assinado um Memorando de Entendimento entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Associação Plano i (APi) com vista à cedência de um espaço no edifício “Antiga Câmara”, na Rua Brito Capelo, para a instalação do centro de atendimento.
Criada em novembro de 2015, a APi é uma organização sem fins lucrativos que pretende dar resposta a situações relacionadas com desigualdade, discriminação, violência, exclusão e pobreza. A designação “Centro Gis" surgiu em memória de Gisberta, a transexual assassinada no Porto em 2006.
A presidente da APi, Ana Sofia Neves, explicou que o Centro Gis será “um espaço de apoio, de informação, de formação e de cidadania”, destinado a uma comunidade vítima de discriminação e violência a maioria das vezes em contextos familiar, escolar, laboral e social. “As denúncias são apenas a ponta do iceberg”, disse Ana Sofia Neves. Aliás, as denúncias em 2016, até ao momento, atingiram as 158, das quais 85 partem das próprias vítimas. 18% das denúncias dizem respeito a vítimas menores de idade. Os números foram avançados pela Secretária de Estado Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade. Catarina Marcelino referiu que “este projeto inovador” e “necessário” representa “mais um passo na senda o progresso e do desenvolvimento”. “Matosinhos é um exemplo ímpar em Portugal do trabalha em rede. Matosinhos marca, mais uma vez, a diferença”, frisou a governante, numa opinião partilhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
Guilherme Pinto sublinhou que, “estamos a viver tempos conturbados” e que “os valores civilizacionais correm o risco de ter um recuo”. “O que está em crise é a tolerância”, acrescentou o edil.
Ao abrigo de um protocolo de financiamento no valor de 37 mil euros assinado também hoje com a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, a APi irá colocar à disposição da comunidade LGBT um conjunto de recursos humanos especializados e apoiar a implementação de medidas previstas no Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género (2014-2017) e no Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não- Discriminação (2014-2017).
Presentes na cerimónia de assinatura estiveram ainda a Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, e a Vereadora do Ambiente, Joana Felício.









Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais
Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20