Protocolos assinados com sete instituições de solidariedade social
A Câmara Municipal de Matosinhos contemplou sete instituições de solidariedade social do Concelho de apoio a crianças e jovens, deficiência e terceira idade com mais de meio milhão de euros.
As instituições abrangidas são: Associação A Nossa Missão, Associação de Apoio à Juventude Deficiente (AAJUDE), Associação Social de Desenvolvimento de Guifões, Centro de Apoio à Terceira Idade de S. Mamede de Infesta (CATI), Centro de Convívio da Terceira Idade de Santa Cruz do Bispo, Centro Social e Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto e Lar de Sant’Ana.
Os protocolos foram assinados hoje pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, na presença da Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós.
A Associação A Nossa Missão é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 2004, com sede em Penafiel, mas com atuação também em Matosinhos e Porto, integrando a Comissão Social da União de Freguesias de Custóias, Guifões e Leça do Balio.
Entre as ações que desenvolvem destaca-se o apoio mensal através da distribuição de géneros alimentares a famílias carenciadas, apoiando atualmente cerca de 128 famílias, entre as quais 46 famílias do concelho de Matosinhos. Para prestar este serviço necessita de uma viatura cuja aquisição contará com um subsídio da autarquia no valor de mil euros.
O Centro Social e Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto, IPSS desde 11 de janeiro de 1999 (substituiu o “Centro Social Paroquial de Perafita”, inaugurado em 1988), atende mais de 300 pessoas, maioritariamente do Concelho de Matosinhos, nas respostas sociais de creche, jardim-de-infância, CATL, centro de convívio e centro de dia e lar.
A construção do lar, com capacidade para 60 pessoas idosas, constituiu um elevado esforço financeiro para a instituição, que teve de encontrar alternativas na comunidade para responder aos investimentos necessário não comparticipados por fundos públicos. Assim, a Câmara de Matosinhos atribuiu uma verba de 100 mil euros.
Para a requalificação do Lar de Sant’Ana, que permitiu alargar o seu âmbito de intervenção em termos de apoio social às pessoas mais desfavorecidas da comunidade, foram atribuídos pela autarquia cerca de 160 mil euros.
O CATI – Centro de Apoio à Terceira Idade de São Mamede de Infesta irá receber cerca de 20 mil euros para ajudar a suportar o custo das obras de ampliação do Edifício do Lar para construção de salas de atividades e ginástica.
A AAJUDE (Associação de Apoio à Juventude Deficiente) foi contemplada com mais de 133 mil euros para fazer face aos custos com a construção do lar residencial, com as valências de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Atividades Ocupacionais.
À Associação Social e de Desenvolvimento de Guifões a autarquia atribuiu uma verba no valor de 100 mil euros para ajudar a pagar as obras de ampliação da sala de convívio do Centro de Dia.
Cerca de 10 mil euros serão entregues ao Centro de Convívio da Terceira Idade de Santa Cruz do Bispo para a realização de atividades.