
Académicos e movimento associativo debatem as populações LGBT
Organizado pela Associação Plano I, o II Encontro “Diálogos sobre a Igualdade e a Inclusão” abordou questões como o respeito pela diferença e a discriminação familiar, da comunidade, na escola ou no local de trabalho.
Criada em novembro de 2015, a Associação Plano I é uma organização sem fins lucrativos que pretende dar resposta a situações relacionadas com desigualdade, discriminação, violência, exclusão e pobreza.
Esta manhã, na sessão de abertura, marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, a presidente da Associação Plano I, Sofia Neves, e o Delegado Regional do Norte da CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género).
Presente na plateia esteve ainda a Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, que encerrará o encontro ao final do dia (ver programa).
Recorde-se que a Câmara Municipal de Matosinhos assinou em novembro do ano passado um protocolo de cedência de instalações, no Edifício Antiga Câmara, na Rua Brito Capelo, em regime de comodato à Associação Plano I para a criação de um Centro Gis, um centro de atendimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero), respondendo, assim, a um desafio lançado pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade. A designação “Centro Gis" surgiu em memória de Gisberta, a transexual assassinada no Porto em 2006.
Para Eduardo Pinheiro, “depois do Centro GIS, fazia todo o sentido realizar este encontro aqui”. “O Centro GIS foi um projeto abraçado desde o início pela Autarquia, pelo anterior Presidente Guilherme Pinto. Não podíamos ficar de fora deste projeto. Matosinhos tem um histórico a nível social e de democracia. Queremos apoiar de forma ativa a inclusão e a tolerância”, disse o autarca.
A manhã foi dedicada aos saberes teóricos e práticas de investigação com a apresentação dos últimos estudos realizados por várias universidades nacionais, enquanto que a tarde será dedicada ao movimento associativo e a práticas de intervenção no terreno.
O programa para a tarde é o seguinte:
14h00- Mesa Movimento Associativo
Moderação: Joana Torres, Associação Plano I
Ana Brito Jorge- Amplos
Telmo Fernandes- Ilga Portugal
Vítor Silva- Rede ex aequo
João Paulo- Portugal Gay. PT
15h00- Debate
15h30- Mesa Práticas de Intervenção
Moderação: Liliana Rodrigues, Instituto Superior de Saúde do Vale do Ave
Vanda Coelho- Projeto ECOS II, Associação para o Planeamento da Família
Rita Paulos- Casa Qui
Zélia Figueiredo- Associação Jano Portugal
Luís Pinheiro- Associação Tudo vai melhorar
Paula Allem- Centro GIC da Associação Plano I
16h30- Debate
17h00- Encerramento- Lurdes Queirós- Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Matosinhos






Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais
Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20