Autarquia pretende aumentar as visitas domiciliárias em 2018
Desde 2013 que a Polícia Municipal de Matosinhos desenvolve no terreno o projeto “Idosos em Segurança”, promovendo visitas aos idosos do Concelho que vivem sozinhos, em situação de dependência física e economicamente desfavorecidos.
Atualmente, são 32 os idosos que são acompanhados pelas equipas da Polícia Municipal de Matosinhos, mas o número varia ao longo do tempo.
As visitas, no âmbito do policiamento de proximidade efetuado pela Polícia Municipal de Matosinhos, permitem dissuadir indivíduos de qualquer comportamento ou abordagem abusiva ao idoso, dada a presença assídua da polícia no seu domicílio.
Este trabalho permite ainda reforçar o sentimento de segurança no idoso que se encontra em situação bastante vulnerável e que passa a encontrar no agente da Polícia Municipal um amigo.
Ao longo dos anos, foi possível também identificar situações de risco, como por exemplo, casos de violência doméstica, estado de abandono, alterações do estado de saúde e carências económicas graves, entre outras, que foram, por sua vez, devidamente comunicadas às autoridades responsáveis pelo acompanhamento desses casos.
Face ao êxito alcançado pelo projeto “Idosos em Segurança”, a Câmara Municipal de Matosinhos pretende, já no próximo ano, alargar o âmbito de atuação da Polícia Municipal, efetuando visitas domiciliárias a mais idosos do concelho.