O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, procedeu esta terça-feira à inauguração da Horta Biológica Solidária de Matosinhos. O projeto da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira conta com a colaboração da LIPOR e permitirá que um conjunto de munícipes com baixos rendimentos cultivem produtos alimentares frescos num talhão de terreno situado no miolo de um quarteirão da cidade, nas traseiras da sede da junta.
Circulando entre os primeiros rebentos de cebolas e couves, abóboras e batatas, o presidente da câmara inteirou-se das futuras colheitas dos primeiros beneficiários da horta, salientando a dimensão solidária e ocupacional do projeto, mas também a sua dimensão transgeracional. Iniciada há pouco tempo, a produção inclui já viçosas ervas aromáticas, entre as quais não falava, sequer, um ramalhete de açafrão. Na inauguração esteve também o presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, representantes da LIPOR e vários os utentes da horta.
A Horta Biológica Solidária de Matosinhos destina-se a pessoas carenciadas que tenham sido sinalizadas pelos serviços técnicos de ação social.
Fotografias: União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira