10º aniversário da instituição reúne em Matosinhos especialistas da área da toxicodependência.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe, ao longo do dia de hoje, um conjunto de intervenções e debates, integrado no Encontro da Comunidade Terapêutica da Ponte da Pedra (CTPP), instituição residente em Leça do Balio e que assinala este ano o seu décimo aniversário.
O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos deus os parabéns à CTPP pelo trabalho desenvolvido, frisando que “este caminho só foi possível com as parcerias que se foram estabelecendo”. “Nesta área nunca há temas fáceis, mas os últimos dez anos foram particularmente difíceis. Esta foi uma aposta que nos dá esperança no futuro. Há formas de ajudar, de apoiar e de integrar os nossos concidadãos”, disse.
Guilherme Pinto também elogiou o trabalho dos voluntários e dos profissionais, manifestando a sua admiração “pela estrutura psicológica que cada um deve ter para encarar o dia-a-dia”.
A sessão de abertura contou ainda com a participação da Coordenadora da CTPP, Susana Cardoso, do presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, Álvaro Almeida, do presidente do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, e do Coordenador Regional da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.
Ao longo do dia, especialistas das áreas da saúde, ensino e ação social debatem temas como o lapso e recaída em comunidade terapêutica, as respostas sociais nas dependências e saúde mental, a articulação do tratamento nas dependências e saúde mental, as dinâmicas de tratamento de doentes crónicos em unidades de dia, o estigma na saúde mental e nas dependências, a sexualidade em comunidade terapêutica, e a crise e sofrimento.