REACT – De volta à ação depois da pandemia da covid-19
Hoje assinala-se o Dia Mundial da Obesidade, doença crónica e fator de risco para outras doenças crónicas, que afeta uma percentagem significativa da população adulta portuguesa. Mais de metade da nossa população tem excesso de peso.
O sedentarismo agravou-se durante a pandemia, com os sucessivos confinamentos, atingindo sobretudo o desenvolvimento sustentável de crianças e jovens.
Preocupada com este flagelo e o seu impacto económico e social, a Câmara Municipal de Matosinhos juntou-se à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) para implementar o projeto “REACT – De volta à ação depois da pandemia da covid-19”.
O protocolo, assinado em dezembro do ano passado, visa a cooperação em áreas de interesse mútuo, nomeadamente formação e investigação.
Entre outros objetivos, o projeto prevê a recolha de dados com vista à interpretação de padrões de variabilidade no crescimento físico e desenvolvimento motor das crianças, bem como a importância de múltiplos fatores – individuais, familiares, escolares e comunitários – que poderão condicionar trajetos de vida sustentáveis e saudáveis.
A amostra contém mais de 1300 crianças do 1º ciclo do ensino básico (6-10 anos) de 32 escolas.
O resultado deste trabalho de investigação dará um importante contributo para reajustar políticas educativas locais e ajudar na implementação de programas de intervenção de médio e longo-prazo.