Luísa Salgueiro convidada para ser madrinha da instituição
A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, que tem sob a sua alçada o pelouro da ação social, visitou hoje as instalações do Centro Humanitário de Matosinhos da Cruz Vermelha Portuguesa e do Centro de Atendimento a Vítimas “Primeiro Passo”.
Na visita, Luísa Salgueiro fez-se acompanhar pelos administradores da Matosinhos Habit, Tiago Maia e Fernanda Rodrigues, o presidente da junta da união das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, e o Delegado Regional do Norte da CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género), Manuel Albano.
A diretora do Centro Humanitário, Patrícia Ribeiro Faro, e o adjunto da direção, José Pinto, deram a conhecer os diversos serviços prestados pela instituição bem como os projetos em desenvolvimento.
No que respeita ao apoio a vítimas de violência doméstica, destaque para a Casa de Abrigo – “Recomeçar”. A funcionar desde 2005, destina-se ao acolhimento temporário de mulheres vítimas de violência doméstica, acompanhadas (ou não) dos seus filhos menores, com capacidade atual de um total de 25 utentes.
Em 2009 foi inaugurado, no edifício da Antiga Câmara, o Centro de Atendimento a Vítimas – “Primeiro Passo”. Este espaço procura dar resposta às vítimas de violência (violência doméstica, violação, crimes, maus-tratos físicos e psicológicos, exclusão social, entre outros), sem discriminação racial, nacionalidade, ideologia política, religião, orientação sexual, idade, condição socioeconómica, nível de escolaridade, ou qualquer outro fator. Assegura apoio, acompanhamento, encaminhamento, aconselhamento e informação no âmbito social, psicológico e jurídico.
Em 2013 abriu a Casa de Acolhimento de Emergência, um espaço situado num dos conjuntos habitacionais geridos pela empresa municipal Matosinhos Habit. Destina-se ao acolhimento urgente e transitório de mulheres vítimas de violência doméstica, acompanhadas (ou não) dos seus filhos menores, com capacidade atual de um total de 9 utentes.
O Centro Humanitário de Matosinhos da Cruz Vermelha Portuguesa presta ainda apoio à terceira idade e a doentes dependentes, e a famílias carenciadas.
Luísa Salgueiro foi convidada para ser madrinha da instituição, convite que aceitou sem hesitar, e assumiu o desejo de manter a colaboração já existente. “Há muita gente que precisa destes serviços. Temos que saber utilizar bem estes recursos que são muito escassos, daí ser muito importante trabalharmos em rede”, frisou a autarca.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais
Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20