A Área Metropolitana do Porto (AMP) lançou o desafio e a Câmara Municipal de Matosinhos respondeu afirmativamente ao projeto “Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP”.
O objetivo é promover a equidade de todos e de todas no acesso à informação, particularmente no acesso aos serviços públicos municipais deste território. Para o efeito, está disponível um serviço de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) que é assegurado pela empresa Serviin.
Este serviço permite colocar pessoas surdas e ouvintes em contacto, sendo a conversa intermediada por um/a intérprete em LGP. A pessoa surda contacta a Serviin e, por sua vez, o/a intérprete comunica gestualmente com a pessoa surda e oralmente com o Call Center da Autarquia, servindo de ponte entre a pessoa surda e a pessoa ouvinte.
Pretende-se desta forma facilitar a acessibilidade à informação e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, permitindo que as pessoas surdas possam contactar de uma forma mais direta e autónoma a Câmara Municipal de Matosinhos e a sua chamada seja encaminhada para o serviço pretendido, tal como acontece no caso das pessoas ouvintes.