Doze alunos da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, sentiram hoje pela primeira vez a adrenalina de conduzir um kart.
O batismo de karting resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Matosinhos e o Kartódromo do Cabo do Mundo. Uma vez por mês, diferentes grupos de jovens são convidados a participar numa corrida, vivenciando uma experiência nova, apelativa e diferente da realidade do seu quotidiano.
O objetivo desta iniciativa é também proporcionar uma experiência de condução de veículos de competição a jovens provenientes de contextos sociais adversos, captando e potenciando o seu interesse pelo karting.
A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, recorde-se, é a única resposta socioeducativa especializada em Portugal, a tempo inteiro, dirigida a jovens em risco de exclusão social.
Especialmente vocacionada para atender a situações de abandono escolar, a jovens com baixas qualificações e percursos de vida desviantes, privados de suporte familiar e social e de projetos profissionais e de vida, esta escola visa a inclusão destes jovens através do apoio à formação vocacional, ao emprego e à cidadania.