Jovens de zonas carenciadas de Matosinhos viveram uma nova experiência no Kartódromo do Cabo do Mundo.
Doze crianças e jovens do Conjunto Habitacional da Biquinha, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, puderam hoje pela primeira vez conduzir um kart.
A prova decorreu no Kartódromo do Cabo do Mundo, em Perafita e contou com a participação de um grupo do Centro de Jovens da Biquinha da Associação MAIS - Matosinhos Apoia a Inserção Social.
Recorde-se que a Associação MAIS é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) criada com o objetivo de gerir e acompanhar os equipamentos criados no âmbito do Programa de Luta Contra a Pobreza (re)Agir em Matosinhos.
Este projeto visa dar resposta aos problemas identificados no Conjunto Habitacional da Biquinha, designadamente o insucesso, o absentismo e o abandono escolar, os comportamentos desviantes e a existência de situações de negligência e deficit de competências parentais.
O batismo de karting resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Matosinhos e o Kartódromo do Cabo do Mundo. Uma vez por mês, diferentes grupos de jovens são convidados a participar numa corrida, vivenciando uma experiência nova, apelativa e diferente da realidade do seu quotidiano.
O objetivo desta iniciativa é também proporcionar uma experiência de condução de veículos de competição a jovens provenientes de zonas carenciadas do concelho, captando e potenciando o seu interesse pelo karting.