Jovens da Obra do Padre Grilo e do Lar de Santa Cruz participaram numa corrida na qual foram orientados por José Pedro Fontes e Álvaro Parente.
Depois de Tiago Monteiro, hoje foi a vez dos pilotos José Pedro Fontes, campeão nacional de rali, e Álvaro Parente, vencedor em 2007 do campeonato World Series by Renault, apadrinharem o batismo de kart de um grupo de crianças e jovens de duas instituições de solidariedade social do Concelho.
A prova decorreu no Kartódromo do Cabo do Mundo, em Perafita. Depois da experiência do piloto Tiago Monteiro em Outubro com um grupo de jovens do Conjunto Habitacional da Biquinha, hoje foram 12 os jovens, oriundos da Obra do Padre Grilo e do Lar de Santa Cruz que, pela primeira vez, sentiram a adrenalina de pilotar um kart sob a orientação dos pilotos José Pedro Fontes e Álvaro Parente.
O batismo de kart de crianças e jovens originários de contextos sociais problemáticos resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e o Kartódromo do Cabo do Mundo.
O objetivo é proporcionar uma experiência de condução de veículos de competição a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, provenientes de zonas carenciadas do concelho.
Assim, diferentes grupos de jovens são convidados a participar numa corrida, vivenciando uma experiência nova, apelativa e diferente da realidade do seu quotidiano, procurando captar e potenciar o seu interesse pelo karting. Com esta experiência, pretende-se facilitar a sua integração na sociedade.
Recorde-se que os lares de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco têm como missão criar um ambiente familiar onde possam desenvolver-se integralmente, oferecendo condições que permitam a sua educação, formação profissional, saúde, desporto e tempos livres, tendo em vista a sua reintegração familiar ou autonomização.