

Painel Poente | Dedicatória da construção do Obelisco
EM HONRA DE SUA MAJESTADE IMPERIAL D. PEDRO, DUQUE DE BRAGANÇA, PRIMEIRO IMPERADOR DO BRAZIL E QUARTO REI D'ESTE NOME EM PORTUGAL COMMANDANTE EM CHEFE DO EXERCITO LIBERTADOR, AQUI DESEMBARCADO EM OITO DE JULHO DE MIL OITOCENTOS TRINTA E DOIS, PARA RESTITUIR O THRONO A SUA AUGUSTA FILHA A RAINHA REINANTE D. MARIA SEGUNDA A LIBERDADE AOS PORTUGUESES, SE ERIGIU ESTE PADRÃO PARA PERPECTUA MEMORIA.
Painel Sul | O discurso de D. Pedro IV antes do Desembarque
SOLDADOS! AQUELAS PRAIAS SÃO AS DO MALFADADO PORTUGAL: ALI, VOSSOS PAIS, MÃES, FILHOS, ESPOSAS, PARENTES E AMIGOS SUSPIRAM PELA VOSSA VINDA, E CONFIAM NOS VOSSOS SENTIMENTOS, VALOR E GENEROSIDADE. VÓS VINDES TRAZER A PAZ A UMA NAÇÃO INTEIRA, E A GUERRA SOMENTE A UM GOVERNO HIPÓCRITA, DESPÓTICO E USURPADOR. A EMPREZA É TODA DE GLÓRIA, A CAUSA JUSTA E NOBRE; A VITÓRIA CERTA; OS VOSSOS COMPANHEIROS D'ARMAS VIRÃO EMGROSSAR VOSSAS FILEIRAS, E AMBICIONARÃO A HOURA DE COMBATER AO VOSSO LADO E SE ALGUNS AINDA HOUVER DESACORDADOS PERTENDAM CONTINUAR A DEFENDER O DESPOTISMO, LEMBRAI-VOS QUE TENDES DIANTE DE VÓS AQUELLES MESMOS ILLUDIDOS PORTUGUEZES, QUE NA VILLA DA PRAIA FUGIRÃO DA PRESENÇA DO VOSSO SANGUE FRIO E DA VOSSA CORAGEM, VENCEDORES DE S. MIGUEL E DE S. JORGE, DE QUEM NEM OS COMBATES DA VILLA DE VELLA DA URSELLINA, E DA CALHETA, NEM A POSIÇÃO INEXPUGNÁVEL DA LADEIRA DA VELHA PUDERÃO CONTER O ENTHUSIASMO E A VALENTIA! ALI TENDES A PÁTRIA, QUE VOS CHAMA, ALI ACHAREIS A RECOMPENSA DE VOSSOS SERVIÇOS, O TERMO DOS VOSSOS SOFFRIMENTOS, DE VOSSA GLÓRIA, SOLDADOS! SEJA O VOSSO GRITO DE GUERRA: VIVA A SENHORA D. MARIA SEGUNDA, E A CARTA CONSTITUCIONAL, SEJA O VOSSO TIMBRE: PROTECÇÃO AOS INERMES, GENEROSIDADE AOS VENCIDOS. D. PEDRO, DUQUE DE BRAGANÇA.
Painel Norte | Constituição do Exército Libertador
ERAM SETE MIL E QUINHENTOS OS BRAVOS DO EXERCITO LIBERTADOR: COMANDAVA AS FORÇAS DE TERRA O CONDE DE VILLA FLOR E AS DO MAR G.R. SARTORIUS. DE TRÊS DIVISÕES SE COMPUNHA O EXERCITO. A PRIMEIRA, CAPITANEADA POR J. SEWALPAK, ERA COMPOSTA DO BATALHÃO DE CAÇADORES; NUMERO DOUS , SOB O COMMANDO DE ROMÃO J. SOARES; DO BATALHÃO DE CAÇADORES NUMERO TRES, SOB O COMMANDO DE J. ZEFERINO DE S.; DO BATALHÃO DE CAÇADORES NUMERO CINCO SOB O COMMANDO DE F. XAVIER S. P., A SEGUNDA CAPITANEADA POR HENRIQUE DA SILVA DA F., ERA COMPOSTA DO REGIMENTO DE INFANTERIA NUMERO DESOITO, SOB O COMMANDO DE P. J. FREDERICO, DO BATALHÃO DE VOLUNTÁRIOS DA RAINHA, SOB O COMMANDO DE L. P. DE MENDONÇA ARRAES, A TERCEIRA, CAPITANEADA POR A. P. DE BRITO, ERA COMPOSTA DO BATALHÃO DE CAÇADORES NUMERO DOZE, SOB O COMMANDO DE M. J. DE MENEZES; DO REGIMENTO PROVISÓRIO, SOB O COMMANDO DE D. B. DE SALAZAR MOSCOSO; DO CORPO ACADEMICO, SOB O COMANDO DE J. P. SOARES LUNA; DO CORPO D’ATIRADORES PORTUGUEZES, SOB O COMMANDO DO MAJOR CHICHIRI; DO CORPO DE MARINHA, SOB O COMMANDO DO TENENTE CORONEL HODGES. HAVENDO ALÉM DESTAS DIVISÕES, O BATALHÃO D'OFFICIAES, SOB O COMANDO DE BENTO DE FRANÇA P.D.O., O CORPO DE GUIAS SOB O COMMANDO DE J. R. ARROBAS, O BATALHÃO D'ARTILHARIA, SOB O COMMANDO DE A. DA COSTA E SILVA; A CAVALLARIA, SOB O COMMANDO DO CONDE D'ALVA.
Painel Nascente | Auto da Cerimónia do Lançamento da Primeira Pedra
NO PRIMEIRO DE DEZEMBRO DE MIL OITOCENTOS E QUARENTA , EM QUE SE CONTAM DUOS SECULOS DESDE A ELEVAÇÃO DA DYNASTIA DE BRAGANÇA AO THRONO PORTUGUEZ, FOI ALEVANTADO, POR ORDEM DO ADMINISTRADOR GERAL DO DISTRICTO ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA E À CUSTA DE DONATIVOS PARTICULARES, ESTE MONUMENTO, DE QUE LANÇOU A PRIMEIRA PEDRA O MESMO ADMINISTRADOR GERAL, TOMANDO PARTE NESTA SOLENIDADE O BISPO ELEITO E VIGARIO CAPITULAR DA DIOCESE, D. JERONYMO; O COMANDANTE DA DIVISÃO MILITAR, BARÃO DA PONTE DE SANTA MARIA; O PRESIDENTE E MEMBROS DA CAMARA MUNICIPAL DE BOUÇAS; E ASSISTINDO UM GRANDE NUMERO DE GENERAES, FUNCCIONARIOS E PESSOAS CONSPÍCUAS DA INVICTA CIDADE DO PORTO.