Hospitalários no Caminho de Santiago, Os Piratas, as Sonatas de Beethoven, o Matosinhos em Jazz Café e muito mais!
Mês das vindimas, do regresso às aulas, do fim do verão e inicio de Outono, Setembro é um mês fantástico!
Em Matosinhos, Setembro é mês dos Hospitalários no Caminho de Santiago, uma recriação dos costumes, hábitos e tradições da época medieval com o objectivo de divulgar os Caminhos de Santiago. A animação é uma constante com saltimbancos, malabaristas, justas, tabernas medievais, visitas guiadas, passeios de burro, falcoaria, dança, música, ceias medievais, tabernas, concertos e a recriação do casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles.
A área envolvente ao mosteiro de Leça do Balio ganha uma nova vida nestas quatro dias da feira medieval, com milhares de pessoas a fazerem esta viagem no tempo até à Idade Média. Contamos consigo na edição deste ano, na certeza de que é, de fato, uma viagem que vale mesmo a pena fazer.
E no final do mês de Setembro, a Câmara Municipal de Matosinhos propõe-lhe outra viagem no tempo, desta vez na freguesia de Leça da Palmeira, na zona envolvente ao Forte Nossa Senhora das Neves. “Os Piratas” é recriação Histórica que pretende reviver a época áurea do século XVIII, da animação dos portos de embarque e desembarque dos piratas através da recriação de um ambiente popular característico das festas e feiras de oitocentos, com recurso a figuras tipo dos diferentes grupos sociais, aproximando o público da realidade cultural e vivências da época.
Queremos regressar ao passado em Matosinhos e fazê-lo consigo, de 28 a 30 de setembro.
Mas Setembro tem muito mais! A Casa Encantada, logo no dia 1, António Rosado e as Sonatas de Beethoven, no dia 20, o Museu aberto Até à Meia Noite, as visitas teatralizadas, o Salve a Língua de Camões, o Matosinhos em Jazz Café, o Mercado Solidário, as exposições nos diferentes espaços da autarquia, entre outros, são apenas alguns dos excelentes motivos que lhe damos para folhear esta agenda de eventos e fazer do mês de Setembro o mês de….. Matosinhos!