A MAGIA DO TEATRO UNE PORTUGAL E O BRASIL
“Caminham Nus Empoeirados” é um divertimento enternecedor e quase ingénuo. Texto do brasileiro Gero Camilo (ator de “Gabriela” e “Cidade de Deus”) estreia-se na sexta-feira em Matosinhos e fica em cena até ao próximo dia 11 de outubro.
Dois atores empoeirados, Um e Outro, vão como saltimbancos à procura do teatro dos seus sonhos. O enredo de “Caminham Nus Empoeirados”, a nova produção do Cine-Teatro Constantino Nery/Câmara Municipal de Matosinhos, traz para o palco a poesia e o humor da antiga arte dos saltimbancos, num espetáculo enternecedor que une Portugal e o Brasil muito para além da formalidade dos discursos políticos.
Baseado no conto homónimo do livro “A Macaúba da Terra”, do ator, encenador e escritor brasileiro Gero Camilo, “Caminham Nus Empoeirados” estará em cena de 2 a 11 de Outubro e conta com uma encenação partilhada pelo próprio Gero Camilo e pela diretora do Cine-Teatro Constantino Nery, Luísa Pinto. Declaração de amor à arte dramática, o espetáculo promete desvendar um percurso de encontros e desencontros (individuais e históricos), e um enredo que enaltece, também, o poder transformador do teatro.
“O teatro é uma arte viva. Mais do que qualquer outra, necessita da presença do público, do outro, para uma troca essencial em qualquer relação cultural”, refere o autor da peça, Gero Camilo.
Objeto, na semana passada, de um ensaio aberto durante o festival Cena Contemporânea de Matosinhos em Português, “Caminham Nus Empoeirados” é uma história de sobrevivência, companheirismo e amor, já descrito como “uma comédia ternurenta”. Alheio à estridência das grandes produções teatrais, a peça aposta na proximidade com o público e, sobretudo, no poder da palavra, na poesia e na singeleza da narrativa, dividida (ou unida) entre o sotaque do português de dois continentes e de dois atores.
Ficha técnica
CAMINHAM NUS EMPOEIRADOS
Texto Gero Camilo
Direção Gero Camilo e Luísa Pinto
Intérpretes João Costa e Victor Mendes
Produção Cine-Teatro Constantino Nery/Câmara Municipal de Matosinhos
Música: “São Genésio" e "Arteiro", de Gero Camilo e Tata Fernandes; "Chuchuzeiro", de Criolo
Desenho de luz: Bruno Santos
Agradecimentos: Criolo, Rui David, Tata Fernandes, Lívia Mattos e Carlos Tê
Apoio à Produção: Mundo Razoável
De quarta a sábado, às 21h30
Domingo, às 16 horas
7,50 euros




