

______________________________________
CONCERTO
ORQUESTRA DE JAZZ DE MATOSINHOS E RITA MARIA

A Orquestra Jazz de Matosinhos não foge aos novos desafios, e se a vemos regularmente a colaborar com os grandes nomes do jazz internacional, são também seu apanágio as propostas refrescantes, com novos repertórios e colaborações inéditas. A partir de Novembro do ano passado, a formação de Matosinhos propôs-se apresentar alguns dos melhores jovens solistas portugueses em contexto de big band, sendo o primeiro destes ciclos dedicado à voz. Depois do bem-sucedido concerto com Sofia Ribeiro, chega agora a vez de Rita Maria.
Apesar da juventude, a lisboeta Rita Maria é uma vocalista experimentada em universos tão distintos quanto o jazz, o fado, a fusão com world music e, mais recentemente, o rock. E em todos estes géneros entrega-se de tal forma ao calor das interpretações que parece nunca ter feito outra coisa. Estudou canto lírico no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, e jazz na Escola de Jazz do Barreiro, ESMAE no Porto e também no prestigiado Berklee College of Music em Boston, como bolseira. Passou parte da sua vida adulta entre Portugal, Estados Unidos e Equador. Em 2013 lançou o seu primeiro de disco Míope e o Arco-Íris pela Sintoma Records, em colaboração com o guitarrista Afonso Pais, com quem acaba de gravar um segundo título, Além das Horas. No primeiro inclui-se a estreia de Rita como compositora, no tema “Abdicação” sobre poema de Fernando Pessoa, um dos seleccionados para o projecto com a OJM. Da pena de Afonso Pais canta “Onde mora o Mundo”, resultado da colaboração do guitarrista com JP Simões.
As recentes deambulações de Rita Maria pelo Equador, onde gravou com Igor Icaza e com o grupo de rock Sal y Mileto, além de ter coordenado os departamentos de canto da Universidad de las Américas e do Instituto de Música Contemporânea da Universidade de San Francisco de Quito, pesou provavelmente na adição ao repertório de um clássico da música latino-americana, “Alfonsina y El Mar”. Outros temas seleccionados pela cantora foram “Dançar na Corda Bamba” (Clã) e “Poema à Mãe” (Gonçalo Moreira).
Depois de ter colaborado com inúmeros solistas, a OJM recorre neste concerto a temas emblemáticos ligados a esses projectos e escolhidos por Rita Maria, tais como “Encontros e despedidas” e “Soledad” (do repertório da brasileira Maria Rita), “Lua” (Mayra Andrade) e “Certeza” (João Paulo Esteves da Silva). Aos arranjos de Pedro Guedes e Carlos Azevedo, directores da OJM, juntam-se os de Rui Teixeira, Javi Pereiro, Zé Pedro Coelho, João Pedro Brandão e António Pedro Neves, mais um sinal da procura contínua da orquestra pela afirmação de novos valores.
ENTRADA: 12,50€. Para compras iguais ou superiores a 10 bilhetes desconto de 20%.