“Marleni, Divas Prussianas, Loiras Como Aço”
Matosinhos recebe estreia nacional da peça que assinala o regresso de Isabel Ruth aos palcos.
“Marleni, Divas Prussianas, Loiras Como Aço” tem encenação de João Grosso e conta ainda com a participação da atriz Fernanda Lapa para dar vida ao encontro ficcional de Marlene Dietrich e Leni Riefenstahl
Ícone do cinema português (quem não se lembra da sua participação nos filmes de Paulo Rocha e Manoel de Oliveira, ou no “Édipo Rei” de Pasolini?), Isabel Ruth raramente pisa as tábuas dos palcos. Na próxima semana, porém, a atriz encarnará a personagem de uma outra atriz mítica, Marlene Dietrich, na peça “Marleni, Divas Prussianas, Loiras Como Aço”, de Thea Dorn, que terá estreia nacional no dia 11 de Novembro, em Matosinhos, no Cine Teatro Constantino Nery.
Nesta produção da Escola das Mulheres e do Cine Teatro Constantino Nery/Câmara Municipal de Matosinhos, Isabel Ruth contracena com outra grande atriz nacional, Fernanda Lapa, a qual interpreta a personagem da realizadora nazi Leni Riefenstahl. Encenadas por João Grosso, as duas estrelas recriarão um encontro ficcional ocorrido em Paris, em 1992, das duas senhoras alemãs, ambas velhas e decadentes, numa comédia negra que escarafuncha as feridas morais ainda abertas da história alemã.
“Marleni” exibe o confronto das duas mulheres com os fantasmas do seu passado, perspetivando insensatos sonhos de futuro: Riefenstahl propõe a Dietrich que participe num derradeiro filme que pretende dirigir, “Pentesileia”. Do diálogo entre a diva que preferiu Holywood ao nazismo e a artista que aceitou dar o rosto pela propaganda de Hitler adivinha-se ainda a presença oculta do fascismo na Europa dos nossos dias.
O espetáculo - que fará depois, em Dezembro, uma temporada no Teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa - assinalará também o sexto aniversário do Cine Teatro Constantino Nery/Teatro Municipal de Matosinhos, que se cumpre no dia 15 de Novembro. Na próxima semana, a estrutura cultural matosinhense estará em digressão, apresentando em Almada a sua mais recente produção, “Breviário Gota d’Água”.
MARLENI DIVAS PRUSSIANAS, LOIRAS COMO AÇO Uma Comédia Negra de Thea Dorn
COM FERNANDA LAPA E ISABEL RUTH
Terça a Sábado às 21h30, Domingo às 16h00
Bilhete geral: 7,50€.
Para crianças até aos 14 anos, estudantes e maiores de 65 anos: 5€.
Desconto de 20% para compras superiores a 10 bilhetes
Mais informações em http://www.facebook.com/escolademulheres.oficina

